CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota projetaram o novo Museu MAE dedicado à fibra de carbono. Utilizando o mesmo material como elemento construtivo, o museu foi projetado para mostrar seu potencial ecológico. Sendo um material central para o futuro da manufatura, o projeto será construído em grande parte com fibra de carbono, nova e reciclada, seguindo uma abordagem de projeto circular.
Como foi explicado pela a equipe, a coleção do museu ilustra como as fibras sintéticas são usadas em uma variedade de indústrias, da automotiva à moda, passando também pelo ciclismo. Empregando robótica para abrir os vastos arquivos do MAE pela primeira vez, o projeto foi desenvolvido para a empresa líder na fabricação de maquinário, a MAE. O novo museu está localizado em um depósito reformado em Piacenza, na Itália e empregará em seu caminho, ferramentas robóticas para guiar os visitantes através do maior arquivo do mundo de tecnologias de fibra acrílica.
A maioria dos componentes internos são construídos com acrílico e fibra de carbono, incluindo as portas de entrada que se abrem como uma cortina. O caminho de exibição do museu MAE é concebido como uma jornada dupla do "passado para o futuro: do apogeu das fibras sintéticas nas roupas europeias do pós-guerra, aos mais recentes avanços na pesquisa química e de engenharia." O Museu do MAE está localizado em sua sede italiana, a uma hora de carro de Milão. Ele foi projetado para atender a diferentes públicos, incluindo o público em geral, escolas e especialistas em química e engenharia.
“De bicicletas de alto desempenho ao carro Lamborghini Aventador, a fibra de carbono está impulsionando a inovação em vários setores. O museu MAE celebra um material definidor da modernidade, focando em sua nova fronteira circular e prevendo novas aplicações para seu uso ”, diz Carlo Ratti, sócio fundador do CRA e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a MAE, uma empresa cuja história e know-how foram pioneiros na transição do uso original de fibra acrílica em roupas para o uso atual de fibra de carbono em indústrias tão variadas como aeroespacial e automotiva.”
Via CRA-Carlo Ratti Associati